Sedacombo 50 mL (Controlado) - Botupharma

Código: 31777 Marca:

ATENÇÃO: A venda deste produto é permitida somente para veterinários registrados no sistema SIPEAGRO, sob prescrição e com a retenção de receita. O não envio da documentação no prazo 24 horas da compra resultará no estorno do valor sem aviso prévio.

Documentação estritamente obrigatória para compra de Pessoa Física:
• CRMV Frente e Verso;
• Foto (selfie) segurando o documento CRMV;
• Receituário SIPEAGRO (datado, assinado e carimbado);
• Ficha de Qualificação CPF, disponível no link a seguir: CLIQUE AQUI, clique em "Arquivo", baixe a ficha, inclua seus dados e nos envie junto às outras informações pelo e-mail: farmacia@kajavet.com.br

Documentação estritamente obrigatória para compra de Pessoa Jurídica:
• Cartão de CNPJ;
• Licença da Vigilância Sanitária;
• Alvará do Corpo de Bombeiros;
• Anotação de Responsabilidade Técnica;
• Foto Frente e Verso do CRMV do Responsável Técnico;
• AFE e AE (se aplicável);
• Certificado de Registro de Estabelecimento SIPEAGRO;
• Ficha de Qualificação CNPJ, disponível no link a seguir: CLIQUE AQUI, clique em "Arquivo", baixe a ficha, inclua seus dados e nos envie junto às outras informações pelo e-mail: farmacia@kajavet.com.br

 

Descrição

Sedacombo é uma solução injetável pronta para uso em equinos, que contém Cloridrato de Xilazina (DCB: 02811), fármacos pertencentes à classe dos agonistas alfa-2 adrenérgicos, responsáveis pela redução da liberação de noradrenalina central e periférica, diminuindo a concentração de catecolaminas circulantes e atenuando a excitação do sistema nervoso central (SNC). Os efeitos dos agonistas alfa-2-adrenérgicos no SNC incluem sedação, hipnose, relaxamento muscular, ataxia e analgesia


Indicação
Sedacombo é indicado para sedação de equinos.


Fórmula

Cada 1 mL contém:

Cloridrato de Xilazina ...................... 100 mg

Cloridrato de Detomidina .................... 2 mg

Veículo q.s.p. ...................................... 1 mL


Modo de Uso e Dosagem
Sedacombo deve ser administrado por via intravenosa (IV) na dose de 0,4 mg/Kg de xilazina e 0,008 mg/Kg de detomidina, o que equivale a 0,4 mL para cada 100 Kg de peso vivo, conforme quadro abaixo:

 

Peso Vivo Volume de Sedacombo
100 Kg 0,4 mL
200 Kg 0,8 mL
300 Kg 1,2 mL
400 Kg 1,6 mL
500 Kg 2,0 mL

 

Os efeitos sedativos do Sedacombo perduram entre 30 a 90 minutos, com média de 60 minutos após administração da dose de 0,4 mL para cada 100 Kg de peso vivo. Entretanto, esse período pode variar de acordo com as características individuais de cada animal. A aplicação de doses complementares à dose inicial deve ser avaliada pelo médico-veterinário, considerando cada caso.


Advertências
Sedacombo quando utilizado na dose recomendada, não representa riscos à saúde dos animais, sendo considerado, portanto, um produto seguro para uso em equinos. Contudo, como se trata de um princípio ativo dose-dependente, os  efeitos adversos podem ser pronunciados após a superdosagem em equinos.

 

Precauções

Sedacombo não é recomendado para uso em pacientes humanos. Não guardar próximo a alimentos, bebidas, outros medicamentos, produtos de higiene pessoal ou domésticos. Lavar as mãos após o manuseio. O produto deverá ser aplicado segundo as recomendações do fabricante.

 

Respeitar o período de jejum em animais que serão submetidos a intervenções cirúrgicas prolongadas. A dose recomendada não deve ser excedida. Não utilizar o produto fora do prazo de validade. Utilizar sempre agulhas e seringas descartáveis, observando as boas práticas de validade. Utilizar sempre agulhas e seringas descartáveis, observando as boas práticas de asspesia. Não reutilizar embalagens vazias.

 

Efeitos Adversos

Os efeitos adversos após a administração de agonistas alfa 2-adrenérgicos incluem bradicardia, arritmias, diminuição do débito cardíaco, aumento da resistência vascular sistêmica, diminuição transitória da pressão parcial arterial de oxigênio, diminuição das frequências cardíaca e respiratória, hipotermia ou hipertermia, aumento ou diminuição da motilidade gastrointestinal, hiperglicemia, hipoinsulinemia, sudorese, sialorreia, piloereção, micção, prolapso peniano, ataxia e tremor muscular leve.

Após a sedação é observado abaixamento da cabeça, ptose labial, descarga nasal, e eventualmente, edema de face e cabeça. Relatos ocasionais de reações semelhantes aos choques anafiláticos têm sido registrados, tais como urticária, placas cutânea, dispneia, edema das vias aéreas superiores e tremores, decúbito lateral e morte.

 

Os efeitos adversos observados com o uso do Sedacombo na dose indicada são transitórios e bem tolerados em animais saudáveis.

 

Contraindicações
Sedacombo não deve ser aplicado por via intra-arterial. Sedacombo é contraindicado em casos de hipersensibilidade às substâncias ativas, animais que sofram de perturbações e hemorragias gastrointestinais ou suspeita de obstrução esofágica e em casos de doença pulmonar. Não administrar a animais com menos de 12 meses. Não administrar a fêmeas prenhes ou lactantes. A contraindicação estente-se ao animal que faz uso de fármacos simpaticomiméticos, como por exemplo, adrenalina. É desaconselhável o uso em animais diabéticos, pois a administração do Sedacombo pode levar ao aumento da glicemia. Deve ser evitado o uso do medicamento concomitantemente a fármacos neurolépticos ou fármacos tranquilizantes. Evitar também o uso em animais que sofram de doença cardíaca, hipotensão ou choque, doença renal, doença respiratória, doença hepática e epilepsia.

 

Interações Medicamentosas e Antídotos

A associação de xilazina-detomidina deve ser usada com cautela em animais com complicações cardiopulmonares. O uso concomitante com fenotiazinas (ex.: acepromazina) pode resultar em hipotensão severa.

O uso da associação xilazina-detomidia com barbitúricos causa efeitos depressores aditivos. Tiopental, ketamina ou halotano podem apresentar potencial risco de aumento de arritmia. A associação xilazina-detomidina não deve ser usada concomitantemente com estimulantes dos receptores adrenérgicos (adrenalina, noradrenalina, dopamina).

Não devem ser utilizadas sulfonamidas potencializadas por via intravenosa em pacientes anestesiados ou sedados, uma vez que podem ocorrer arrtmias fatais. Quando associado a agentes anestésicos, opioides e sedativos, pode ocorrer efeito aditivo entre os fármacos e a redução da dose de um ou ambos.

 

A atropina pode ser utilizada na prevenção da bradicardia, mas seu uso rotineiramente não é necessário. A ioimbina é um antagonista de repceptores de alfa-2-andrenérgicos que pode ser utilizada com segurança em situações de superdosagem, quando há ocorrência de complicações ou quando se deseja reverter os efeitos sedativos de agonistas alfa-2-adrenérgicos, como xilazina e detomidina ou a sua associação.

 

Período de Carência

Obedecer aos seguintes períodos de carência:

 

Equinos: o produto não deve ser administrado em equinos destinados ao consumo humano.

 

Atenção
A utilização do produto em condições diferentes das indicadas nesta bula pode causar a presença de resíduos do produto acima dos limites aprovados, tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo.


Instruções de Armazenamento
Conservar o produto a temperatura ambiente, 15°C a 30°C, em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos. A exposição a temperaturas extremas, como calor e frio excessivos, e ação da luz solar direta podem alterar a qualidade do produto. Após aberto, utilizar o produto por até 45 dias.


Apresentação de Venda e Envio
Frasco contendo 50 mL do produto.


Uso veterinário.

Produtos relacionados

Sobre a loja

A farmácia veterinária mais completa do Brasil! A Kaja Vet é uma empresa que atua na comercialização de medicamentos veterinários para todo o Brasil, oferecendo os melhores produtos de uso veterinário voltados para a criação de cavalos.

Social
Pague com
  • proxy-pagbank-v1
  • proxy-pagbank-v1
Selos
  • Site Seguro

JCR Pelegrini - CNPJ: 20.273.766/0001-57 © Todos os direitos reservados. 2024