Descrição
Firovet Injetável é uma solução injetável pronta para uso, que contém Firocoxibe, um fármaco anti-inflamatório não esteroide (AINE) que apresenta propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas.
Firocoxibe inibe as prostaglandinas pró-inflamatórias desencadeadas pela síntese da cicloxigenase-2 (COX-2).
Entretanto, não age sobre as prostaglandinas citoprotetoras derivadas da cicloxigenase-1 (COX-1), as quais conferem proteção ao trato gastrointestinal. Desta forma, é mais seguro que os AINEs preferenciais e não seletivos, preservando a integridade do trato gastrointestinal.

Indicação
Firovet Injetável é indicado para equinos no tratamento de inflamações e para o alívio de dor pós-traumática e pós-cirúrgica, quando há acometimento de tecidos moles ou musculoesqueléticos.
A eficácia desse produto não foi avaliada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,

Fórmula
Cada 1 ml contém:
Firocoxibe..............20,00 mg
Veículo q.s.p...............1,0 ml

Modo de usar e dosagem
FIROVET Injetável deve ser administrado somente por via intravenosa (IV), lentamente e cuidadosamente para não atingir a musculatura, a cada 24 horas, na dose de 0,1 mg/kg, equivalente a 0,5 ml para cada 100 kg de peso vivo.

Duração do tratamento
A duração do tratamento dependerá da resposta clínica observada e deverá ser estipulada pelo médico veterinário.
Recomenda-se 7 dias de tratamento, podendo se estender por até 14 dias. Após esse período, se necessário, continuar o tratamento por via oral com o produto FIROVET Pasta Oral.

Advertências
Firovet Injetável, quando utilizado na dose e período recomendados, não representa riscos à saúde dos animais, sendo considerado, portanto, um produto seguro para uso em equinos.

Precauções
Firovet Injetável não é recomendado para uso em humanos.
Devendo ser aplicado segundo  as recomendações do fabricante, sem exceder a dose recomendada e a duração do tratamento, e não aplicar pela via intramuscular.
A administração do produto deve ser feita estritamente sob acompanhamento do médico veterinário nos seguintes casos: hepatopatias, nefropatias, cardiopatias, perturbações e hemorragias gastrointestinais ou seu uso simultâneo com corticosteróides, inibidores da ECA e outros AINES.
Deve ser evitada a administração concomitante de medicamentos potencialmente nefrotóxicos.
O produto não deve ser utilizado fora do prazo de validade. Utilizar sempre agulhas e seringas descartáveis, observando as boas práticas de assepsia. Não reutilizar embalagens vazias. Não guardar próximo a alimentos, bebidas, outros medicamentos, produtos de higiene pessoal ou domésticos. Lavar as mãos após o manuseio.

Efeitos colaterais
Apesar do fármaco Firocoxibe apresentar uma margem de segurança maior em comparação aos outros AINEs, os animais podem apresentar leves reações no local de injeção após a sua administração, caracterizadas por tumefação, associadas a inflamação perivascular e dor no momento da aplicação. Geralmente, estas reações são reversíveis sem tratamento. Nos casos de efeitos colaterais, como diarreia, sangue oculto nas fezes, anorexia, letargia ou perda de peso repentina, a administração do medicamento deve ser interrompida e deve ser consultado o médico veterinário.

Contraindicações
Não administrar em caso de hipersensibilidade à substância ativa. Não administrar por via intramuscular
(IM). Não administrar a  animais gestantes ou lactantes. Não administrar a animais com menos de 10 semanas de idade. Não administrar a qualquer animal que se apresente desidratado, hipovolêmico ou hipotenso.
Interações medicamentosas e antídotos
A administração de outros AINEs concomitantemente não é recomendada, pois pode conduzir a efeitos tóxicos. A administração simultânea de medicamentos potencialmente nefrotóxicos deve ser evitada, devido ao risco aumentado de toxicidade renal.
O tratamento concomitante com moléculas que tenham ação sobre o fluxo renal deve ser monitorado clinicamente. A co-administração de inibidores da ECA e AINEs podem aumentar o risco de lesão renal em doentes com insuficiência renal.
Os AINEs devem ser evitados ou usados com cautela em animais que estejam recebendo glicocorticóides concomitantemente, devido ao retardo do processo de cicatrização gástrica.

Condições de armazenamento
Conservar o produto em temperatura ambiente (15°C a 30°C), em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.  A exposição a temperaturas extremas, como calor e frio excessivos, e ação da luz solar direta podem alterar a qualidade do produto. Após aberto, utilizar o produto por até 30 dias.

Período de carência
Este produto dispensa período de carência.

Apresentação de venda e envio
Frasco-ampola de vidro âmbar contendo 25 ml.

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Firovet Horse Firocoxibe Injetável a 2,0% Fr 25 mL – Botupharma

  • Marca: Botupharma
  • Modelo: Firovet Horse 2,0% Fr 25 mL – Botupharma
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 112,89

CALCULAR FRETE

Produtos relacionados